Contato
Entre em contato preenchendo o formulário.
Hospital Israelita Albert Einstein
Na primeira vez que isso aconteceu, você se contorceu para pegar algo atrás de sua mesa de trabalho e — de repente — sentiu uma dor aguda na parte inferior das costas. A dor diminuiu quando você se virou, então você percebeu que apenas se esticou demais e tirou isso da sua mente.
Um mês depois, você estava em uma aula de ioga. Ao torcer o tronco em uma pose, sentiu novamente uma dor aguda embaixo das costas – só que, desta vez, a dor irradiava para a nádega direita e a virilha. “Nunca tive problema nas costas, cuido muito de mim, estou em forma” — foi o que pensou.
Já faz um ano e você teve dor lombar intermitente (a famosa dor bumerangue, “vai e volta”), especialmente ao se contorcer e, às vezes, ao ficar em pé. Você consulta um especialista em coluna, que suspeita que sua dor lombar possa ser causada por um problema nas articulações da faceta lombar. O médico precisará executar alguns testes adicionais para ter certeza.
Aptidão e flexibilidade à parte, a dor na faceta lombar pode afetar qualquer pessoa, mas é especialmente comum em pessoas mais velhas. Os distúrbios da articulação facetária são alguns dos problemas recorrentes mais comuns nas regiões lombar e cervical.
Cada articulação facetária tem dois pequenos ramos do nervo espinal chamados nervos mediais. A causa mais comum de dor é a degeneração ou artrite/artrose das articulações facetárias.
A maioria das pessoas com problemas nas articulações da faceta sente dor que piora com torção ou extensão da coluna.