Contato
Entre em contato preenchendo o formulário.
Hospital Israelita Albert Einstein
A escoliose é uma curvatura lateral da coluna que pode estar presente no nascimento ou se desenvolver mais tarde, geralmente durante a adolescência. A maioria dos casos de escoliose é leve, mas a condição pode piorar com o tempo, especialmente durante os picos de crescimento.
As meninas são mais propensas do que os meninos a serem diagnosticadas com escoliose.
Uma coluna saudável tem uma curva natural, mas em um paciente com escoliose, uma parte da coluna se curva lateralmente, causando distribuição desigual de peso e estresse na coluna, o que pode se tornar incapacitante.
A curva anormal da coluna causada pela escoliose é geralmente em forma de S ou C, e a gravidade da curva é medida em graus. Quanto maior o grau e mais jovem o paciente, maior a probabilidade de a escoliose piorar e precisar de tratamento cirúrgico.
A maioria dos casos não tem causa conhecida. Às vezes, as causas podem ser congênitas (defeito/malformação) ou neuromusculares (paralisia cerebral, trauma da medula espinal, distrofia muscular, espinha bífida). Esses casos geralmente são graves e requerem cirurgia.
A escoliose do adolescente – idiopática – por sua vez, demanda vigilância médica contínua, sobretudo para observação seriada da progressão e da necessidade de instituir tratamentos ortopédicos (fisioterapia, uso de órteses e coletes) ou cirúrgicos.
O médico especialista em coluna irá realizar um histórico detalhado do paciente, incluindo períodos de pico de crescimento, além de um exame físico cuidadoso (estigmas, reflexos e avaliação minuciosa das curvaturas), além de solicitar exames de imagem, a fim de classificar e categorizar a magnitude das curvas.